Cremaçao - como funciona e quais as vantagens
Publicado em 21 de fevereiro de 2022

A cremação: como funciona e suas vantagens

O ritual fúnebre mais antigo praticado pelo homem. Em pesquisa recente da revista científica PLOS ONE, a primeira vez que cremaram um cadáver por volta de 7.000 a.C. Atualmente, o número de famílias que optam por cremar seu ente tem crescido. Porém, ainda há quem não saiba como funciona a cremação e quais as suas vantagens. Pensando nisso, a Santa Casa Card preparou este artigo. Confira!

Como funciona a cremação?

Como funciona a Cremaçao

Vamos começar com antes do corpo chegar ao crematório. Geralmente, familiares e amigos realizam um breve culto para se despedirem. Algo que dura entre 10 e 15 minutos, em média. Após o fim dessa cerimônia, inicia-se o processo de cremar o falecido. 

O corpo não vai direto para o forno de incineração. Ele é levado para uma câmara fria por no mínimo 24 horas. Esse tempo é quando a polícia pode verificar o falecido, caso se trate de crime ou morte violenta. Depois de tudo isso feito, começa em si a cremação

O corpo e a urna funerária são submetidos a uma temperatura que varia de 1.400 e 1.800 graus Celsius. Durante o processo, há cada 30 minutos as cinzas são espalhadas com uma pá. Com isso, o cadáver é incinerado, virando cinzas. Nosso corpo não contém nenhuma célula capaz de aguentar calor acima de mil graus. Algumas partículas e ossos conseguem suportar à alta temperatura. 

Quanto tempo leva para cremar um corpo humano?

Em média, a cremação leva de duas a cinco horas. Esse tempo pode alterar conforme o peso do cadáver e também do caixão.

Quanto custa o processo de cremar um cadáver?

No Brasil, esse procedimento pode variar bastante de preço. Cremar um corpo humano custa entre R$ 2.500 mil e R$ 10.000. A variação grande se deve ao serviço funerário que é escolhido. Portanto, flores, caixão e traslado podem influenciar essa mudança.

Vantagens de fazer a cremação

  • Mais econômico que o sepultamento: apesar de parecer ser mais caro que o sepultamento, Isso não é verdade. Devido a não ter gastos com jazigo e locação, cremar é mais econômico.
  • Amigo do meio ambiente: o procedimento de cremar é totalmente sustentável e ecológico. Os resíduos tóxicos são removidos ainda no forno.
  • Processo mais higiênico: incinerar o corpo acaba com possíveis fontes de infecção. Ainda mais quando se trata de morte por doenças infeciosas. Nesses casos, cremar o corpo é o melhor a se fazer.
  • Possibilidade de diversas homenagens: assim como vemos em filmes, ao cremar o corpo, é possível fazer homenagens lindas ao falecido. VOcê pode jogar as cinzas em algum lugar que tenha significado para quem faleceu, por exemplo.

Santa Casa Card: ao seu lado em todos os momentos!

Somos a Santa Casa Card, uma prestadora de serviços funerários. Oferecemos um plano funerário seja corporativo, coletivo ou individual que lhe dará tranquilidade em qualquer momento. 

Quer mais informações? Entre em contato conosco pelo site ou WhatsApp!