Velas e flores. Entenda qual é a origem do velório.
Publicado em 04 de junho de 2024

Curiosidades: conheça a origem do velório!

Perder alguém, seja um ente querido ou um pet, não é fácil. E, enquanto preparamos tudo para organizar o funeral e os processos burocráticos, surgem diversas dúvidas. Quando nos deparamos com a tradição do velório, por exemplo, muitas vezes somos confrontados com uma mistura de emoções – desde a tristeza profunda até a reflexão sobre a vida e a mortalidade. No entanto, poucos de nós paramos para pensar sobre a origem do velório, prática enraizada em várias culturas ao redor do mundo. Qual é o seu objetivo?

Você já se perguntou de onde surgiu essa prática tão comum e, muitas vezes, enigmática? A seguir, a Santa Casa Card explica a origem do velório. Veja a seguir!

Qual é a origem do velório?

O velório, uma prática profundamente arraigada em muitas culturas ao redor do mundo, é uma das tradições mais antigas da humanidade. Acerca de sua origem, existem algumas explicações, que surgem a partir de fatos históricos.

A prática

Primeiramente, vamos entender a prática em si: por que os mortos são observados antes de serem sepultados? A explicação para a origem do velório se dá pelo medo de enterrarem as pessoas vivas, sem saber. Acontece que na Idade Média, muitos utensílios domésticos eram fabricados em estanho. Isto é, inclusive copos. No entanto, quando esses entravam em contato com bebidas alcoólicas, provocavam uma reação química que resultava na liberação de óxido de estanho, altamente tóxico.

Essa mistura tóxica era ingerida pelas pessoas que desejavam se divertir e que, sem esperar por esse resultado, às vezes desmaiavam. No entanto, ainda não existiam conhecimentos ou aparatos suficientes para entender se a pessoa estaria realmente viva, em um efeito de narcolepsia, ou morta. Sendo assim, era necessário se certificar antes de colocar o corpo no caixão. 

Por isso, iniciaram a prática de colocar a pessoa deitada em uma mesa e observar durante o dia/noite. Caso não acordasse ou se mexesse, podia estar morta mesmo. Porém, qualquer sinal de movimento no velório significava que não existiria um enterro para aquela pessoa no momento!

O nome

E quanto ao nome? Por que “velório”? A origem desse nome é ainda mai simples que o ritual fúnebre em si. Acontece que, na espera para saber se a pessoa estaria mesmo morta ou viva, escurecia e as pessoas precisavam continuar enxergando para garantir que fossem detectar quaisquer movimentos. Por isso, quem ficava de vigia costumava segurar velas em suas mãos, já que não havia luz elétrica. O nome é um derivado, então, de “velas”. 

Assim, deu-se a origem do velório, ou do nome como essa prática é conhecida.

Conheça a Santa Casa Card!

Já conhece a Santa Casa Card? Somos uma assistência funeral que oferece serviços funerários completos, desde imediatos até planos funerários. Contamos com uma equipe atenciosa e qualificada para atender a quem precisar de nossa ajuda. Auxiliamos com toda a burocracia e garantimos que seus ente querido seja tratado com dignidade e respeito.

Quer conhecer melhor nossa soluções? Entre em contato!