O que fazer agora que meu cachorro morreu? A Santa Casa Card ajuda!
A dor da perda é uma das piores que alguém pode sentir, sem dúvidas. Essa sentença não deixa de ser verdade mesmo quando falamos sobre pets. Esses são os melhores amigos do homem e, por isso, sua partida é complicada e difícil de aceitar. Por isso, com a intenção de ajudar nesse momento, a Santa Casa Card preparou este conteúdo. Se você está sofrendo com a pergunta “meu cachorro morreu, o que devo fazer agora”, este artigo é para você.
Veja nossas dicas para superar o luto pela perda de seu pet a seguir!
Meu cachorro morreu, como superar a dor do luto?
1) Faça um velório para seu amigo
Nossa primeira dica para superar a dor da perda do seu bichinho é fazer um velório. Esse é um processo comum no falecimento de humanos e, essa despedida, pode ser interessante para a ida de bichinhos também. É o momento do último adeus.
Para isso, você pode solicitar que a veterinária responsável por constatar a morte do pequeno amigo que prepare o corpo. Assim, vale deixar em algum lugar para que você e seus familiares possam se despedir. Depois, escolha o destino:
- se será enterrado em algum lugar, escolha o espaço com cautela;
- se for cremação, escolha uma funerária que auxilie na contratação do serviço.
2) Faça uma caixa de recordação
Depois de passado o momento oficial de despedida, inicia-se propriamente a tentativa de superação da dor. Se você perdeu o seu cachorrinho, uma ideia é prestar algum tipo de homenagem, como uma caixa de recordação. Isto é, com as coisinhas do pet, como brinquedinhos e fotos, para olhar quando a saudade bater.
3) Busque companhias
Outra dica da Santa Casa Card, se você está se perguntando “meu cachorro morreu, e agora?” é buscar companhia. Nesse momento em que a dor é recente, buscar ajuda de amigos e família é a melhor solução. Eles podem te reconfortar e ajudar a passar por esse momento doloroso.
Quanto tempo dura o luto?
Essa pergunta não é simples de responder. Não existe um tempo certo para superar a perda de alguém. O processo é individual e o tamanho da dor, ou duração, variam de pessoa para pessoa. Algumas podem viver a dor e superar em meses, já outras podem levar anos. Por isso, não é possível estipular nada concreto.
No entanto, em geral, o luto consiste em um processo de 5 fases:
- negação e isolamento;
- raiva;
- barganha;
- depressão;
- aceitação.
Angel Pet: plano funerário da Santa Casa Card!
Este artigo te ajudou de alguma maneira a responder a questão “o que faço agora que meu cachorro morreu?” Então, acompanhe nosso blog. Estamos sempre atualizando-o com dicas para bem-estar pet e idosos. Fique ligado!
Além disso, contar com um plano funeral pode auxiliar no momento da perda. Estar preparado é uma forma de cuidado. Ademais, ajuda a ter um momento de luto mais tranquilo, sem dores de cabeça e preocupações extras desnecessárias. A Santa Casa Card oferece um plano funeral para pet completo. Garantimos:
- suporte 24h;
- remoção do corpo em todo estado do Rio de Janeiro;
- diversos modelos de urna para a família escolher;
- resolução de toda a questão burocrática pela nossa equipe;
- que todos os processos seguem a legislação ambiental.
Com ele, você já tem todos os custos pagos para quando for necessário. Assegura menos estresse e preocupações. São mais de 40 anos prestando serviços funerários com cuidado e atenção. Entre em contato conosco e conte com uma assistência funerária de qualidade!