Aprenda como organizar um velório em 6 passos!
A morte é inevitável e muitas das vezes nos pega de surpresa. Nem sempre estamos preparados tanto emocionalmente quanto financeiramente para lidar com a partida de um ente querido. Geralmente, uma pessoa da família é encarregada por cuidar das burocracias desse processo. Pensando nisso, a Santa Casa Card compartilha dicas de como organizar um velório. Continue a leitura!
Qual a importância de organizar um velório?
Antes de aprender como organizar um velório, vamos entender a importância e o significado do funeral. Nesse sentido, o termo velório surgiu da palavra velas, já que antigamente era comum o hábito de utilizar as luzes das velas para iluminar o ambiente, enquanto “vigiavam” os corpos dos falecidos.
A partir disso, tornou-se comum realizar velórios como um momento de despedida do ente querido. Ou seja, a importância de organizar um velório se dá pelo curto tempo de confirmação do óbito, cerimônia de despedida e sepultamento. Além disso, cuidar de todos os trâmites burocráticos evita que a família tenha problemas futuros de exumação ao longo do tempo.
Como organizar um velório? Siga 6 dicas!
1- Considere o desejo do falecido
O primeiro passo de como organizar um velório consiste em respeitar o desejo do falecido em vida. Ou seja, se o ente querido já havia decidido entre sepultamento ou cremação, siga a escolha dele. Caso ele não tenha tocado no assunto, tente imaginar qual seria sua preferência.
2- Preparação do corpo
A preparação do corpo é a segunda fase para garantir a organização do funeral. Nesse sentido, dependendo da circunstância da morte, será necessária a solicitação do traslado funerário para que o corpo seja levado para a cidade onde será realizado o velório.
Além disso, conte com a ajuda de serviços funerários para preparação e conservação do corpo do falecido até o momento do velório. Por exemplo, nessa etapa os profissionais irão garantir que seu ente ferido esteja com uma aparência mais tranquila e serena em sua última despedida.
3- Atenção às documentações
Para pensar em como organizar um velório, fique atento às documentações exigidas. Em outras palavras, para liberar o corpo para a cerimônia fúnebre são requeridos:
- declaração de óbito;
- certidão de nascimento;
- RG e CPF;
- certidão de óbito.
4- Contate uma funerária
Nesse momento estamos tão fragilizados e perdidos em como organizar um velório que a melhor escolha é deixar nas mãos de uma funerária de confiança. Sendo assim, transfira a responsabilidade de ornamentação da capela, tipo de urna funerária, coroa de flores e outros detalhes para profissionais especializados.
5- Comunique amigos e familiares
Após decidido o horário e local da cerimônia do velório, avise aos amigos e familiares. Afinal, reunir pessoas próximas no momento da despedida traz uma sensação de apoio e acolhimento em meio à adversidade.
6- Prepare uma homenagem póstuma
O último passo para entender como organizar um velório é prestar as últimas homenagens ao ente querido. Sendo assim, esse é o momento de prestigiar a pessoa que se foi e ressignificar a dor da perda. Veja algumas opções de homenagens fúnebres que podem ser feitas durante o velório:
- discurso;
- oração;
- chuva de pétalas;
- apresentação de fotos;
- canto dos pássaros;
- homenagem musical.
Santa Casa Card: referência em serviços funerários!
Essas informações foram úteis? Invista no plano funerário da Santa Casa Card e fique despreocupado. Veja nossas condições! Também oferecemos serviços de sepultamento, cremação e traslado. Fale com nossa equipe!