Vemos um cemitério. Conheça algumas soluções da superlotação de cemitérios!
Publicado em 23 de maio de 2022

Saiba como é possível resolver a superlotação de cemitérios!

Ao longo dos anos, muitos corpos foram sepultados, gerando a superlotação de cemitérios. Apesar de existirem várias unidades, esse resultado não pode ser impedido. Porém, existem algumas alternativas que ajudam a solucionar ou melhorar essa situação.

Neste artigo, apresentamos os principais caminhos para reduzir a superlotação de cemitérios. Prossiga a leitura e os conheça!

Soluções para a superlotação de cemitérios

1- Jazigos temporários e exumação

Uma das principais alternativas para resolver a superlotação de cemitérios é o jazigo temporário. Consiste em um espaço onde o corpo será armazenado por um período de 3 a 5 anos. Depois desse tempo o defunto será retirado, processo chamado exumação. Esse método é comum em cemitérios públicos. Depois que o corpo é removido pode ser transferido para outro espaço ou ser cremado, por exemplo.

2- Cremação

Outra solução conhecida para a questão da superlotação de cemitérios é a cremação após a morte. Esse é um processo higiênico e ambientalmente seguro no qual o corpo é submetido a altas temperaturas e reduzido a cinzas. Elas podem ser despejadas no mar, perto de outro parente já falecido, armazenadas em urnas funerárias ou até mesmo serem transformadas em árvore.

3- Verticalização dos cemitérios

Por fim, a última alternativa que vamos lhe apresentar é o cemitério vertical. Nessa modalidade, os corpos são colocados e permanecem em espaços dispostos um sobre o outro, em espécies de gavetas. A estrutura se assemelha a prédios e proporciona a otimização do espaço físico. Ainda reduz o contato do corpo e dos líquidos produzidos por ele com o solo, sendo também uma opção mais segura.

Vemos alguns túmulos. Veja como resolver a superlotação de cemitérios!

Mas, qual o problema da superlotação de cemitérios?

Além de reduzir o espaço disponível para outros sepultamentos ou enterros temporários, a superlotação ainda gera outros problemas. Podemos citar o maior acúmulo de toxinas no lençol freático, já que corpos de pessoas falecidas costumam liberar necrochorume durante a decomposição. Esse líquido pode atingir a água da região e contaminá-la. Então, se torna um problema de crise sanitária e ambiental. Por isso, a superlotação se torna uma questão, devendo ser discutida e revista.

Conheça a Santa Casa Card!

Gostou de saber um pouco mais sobre as alternativas à superlotação de cemitérios? A Santa Casa Card ainda lhe pode ser mais útil! Somos uma assistência funerária que oferece plano funerário familiar e individual, traslado e cremação. Contamos com soluções para reduzir a preocupação no momento de dor da pessoa enlutada. Entre em contato para saber mais!