Quais os sintomas do Mal de Parkinson e o que fazer?
Publicado em 29 de dezembro de 2023

Entenda o que é, causas e quais os sintomas do Mal de Parkinson!

Imagine uma sinfonia, onde o maestro é o cérebro humano, que coordena cada movimento e ação. Agora, visualize essa harmonia sendo interrompida aos poucos, como se um instrumento vital estivesse desaparecendo lentamente. Essa é a realidade do Mal de Parkinson, uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, desafiando a maneira como seus corpos se movem e funcionam. Você sabe como funciona essa doença? Neste artigo, a Santa Casa Card explica o que é, as causas e quais os sintomas do Mal de Parkinson.

Pronto para mergulhar no conhecimento sobre essa condição e entender como enfrentar os desafios que ela apresenta? Vamos começar esta jornada para compreender essa doença. Leia e confira abaixo!

Mal de Parkinson: o que é?

O Mal de Parkinson é uma doença neurodegenerativa crônica que afeta o sistema nervoso central. Caracteriza-se pela perda gradual de células nervosas, particularmente em uma região do cérebro chamada substância negra. Essa região é responsável pela produção de dopamina, um neurotransmissor crucial para o controle dos movimentos do corpo.

Quando as células nervosas na substância negra começam a deteriorar-se, ocorre uma diminuição na produção de dopamina. Isso afeta a capacidade do cérebro de regular os movimentos musculares e, assim, leva aos sintomas típicos do Mal de Parkinson.

Causas

As causas exatas do Mal de Parkinson ainda não são completamente compreendidas, mas acredita-se que resultem de uma combinação complexa de fatores genéticos e ambientais. Mutações genéticas específicas foram identificadas em algumas formas raras da doença, sugerindo um componente hereditário em certos casos.

Além disso, fatores ambientais, como exposição a toxinas industriais, pesticidas e metais pesados, podem desempenhar um papel no desenvolvimento da doença. Lesões cerebrais e inflamações também foram associadas a um risco ligeiramente aumentado de Parkinson.

E, quais os sintomas do Mal de Parkinson?

Agora, você já entende melhor do que se trata. Mas, ainda deve ter a questão: quais os sintomas do Mal de Parkinson? Como afeta o sistema nervoso central, em geral, a doença gera sintomas motores. Eles incluem:

Tremor

Este sintoma é frequentemente o mais reconhecido. O tremor geralmente ocorre em repouso e pode começar de forma sutil, inicialmente afetando apenas uma das mãos. Com a progressão da doença, pode se espalhar para outras partes do corpo, incluindo o queixo, pernas ou até mesmo os pés. Embora seja um sintoma marcante, nem todos os pacientes com Parkinson apresentam tremor.

Rigidez muscular

Os músculos se tornam rígidos e tensos, causando desconforto e dificultando os movimentos. Isso pode ser especialmente notado quando alguém tenta mover um braço ou uma perna, resultando em resistência ou dificuldade em estender, ou dobrar os membros. A rigidez muscular pode impactar a flexibilidade e a amplitude de movimento.

Bradicinesia

Esta é a lentidão de movimentos característica do Mal de Parkinson. Tarefas simples do dia a dia, como vestir-se, escrever ou até mesmo caminhar, podem se tornar mais demoradas e desafiadoras devido à dificuldade em iniciar ou completar os movimentos. A bradicinesia, ou acinesia, pode também afetar a capacidade de expressar emoções facilmente, resultando em uma expressão facial reduzida, conhecida como máscara de Parkinson.

Instabilidade postural

Pessoas com Parkinson frequentemente enfrentam problemas de equilíbrio e coordenação, o que pode levar a quedas frequentes. Essa instabilidade postural pode resultar em um risco aumentado de lesões e impactar a capacidade de realizar tarefas simples, como andar ou levantar-se de uma cadeira, sem auxílio.

É importante esclarecer que esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa e podem se manifestar de forma gradual, progredindo ao longo do tempo. Não existe um processo definitivo para todos os pacientes. Cada caso possui peculiaridades particulares.

Existem tratamentos?

Além de ter dúvidas sobre quais os sintomas do Mal de Parkinson, você pode ter curiosidade em conhecer os tratamentos. O Parkinson ainda não possui cura. Porém, existem tratamentos que podem ajudar a desacelerar o avanço da doença e aliviar os sintomas característicos, citados acima. Dentre esses tratamentos, podemos citar:

• medicamentos: ajudam no controle dos sintomas do Parkinson. Entre eles estão os que aumentam os níveis de dopamina no cérebro, os que imitam os efeitos da dopamina e os que ajudam a controlar os sintomas não motores;
  • fisioterapia e terapia ocupacional: exercícios físicos específicos e terapias podem ajudar a manter a mobilidade, melhorar a flexibilidade, minimizar a rigidez muscular e aprimorar o equilíbrio;
  • fonoaudiologia: terapia para aprimorar a fala e a deglutição, já que alguns pacientes enfrentam dificuldades nesses aspectos.
  • manter um estilo de vida saudável: dieta balanceada, exercícios regulares, gerenciamento do estresse e sono adequado no dia a dia podem ajudar a melhorar os sintomas.

Já conhece a Santa Casa Card?

Está pensando em contratar um plano funerário para evitar despesas não planejadas para sua família? A Santa Casa Card pode ajudar. Oferecemos opções que cobrem todos os serviços imediatos, estamos aqui para ajudar. Nossa funerária oferece planos abrangentes que incluem transporte, cremação, sepultamento, ornamentação de capela e urnas. Entendemos as necessidades específicas que surgem com condições como o Mal de Parkinson e estamos comprometidos em fornecer orientação e assistência durante este momento desafiador. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nosso plano funerário no Rio de Janeiro e como podemos ajudar a aliviar a carga emocional e logística, garantindo uma preparação tranquila e respeitosa para o futuro. Fale conosco!