psicologia do luto
Publicado em 27 de junho de 2021

Psicologia do luto: entenda como funciona as 5 fases do luto

Lidar com a despedida das pessoas que amamos é uma tarefa muito delicada e difícil. O sentimento do luto envolve um conjunto de reações que se desenvolvem após a morte de um ente querido. Porém, esses sentimentos de “encerramento de ciclo” podem apresentar sintomas diferentes em cada pessoa. Pensando nisso, a Santa Casa Card preparou um conteúdo explicando tudo sobre a psicologia do luto. Continue a leitura!

Psicologia do luto: conheça as 5 fases!

Fase 1 – Sentimento de negação

A primeira fase da psicologia do luto é o sentimento de negação. Ou seja, nesse momento, o enlutado costuma fugir da realidade, ignorar e não acreditar no que está acontecendo. Infelizmente, essa fase pode chegar num nível em que adoece a pessoa enlutada.

Fase 2 – Sensação de raiva e culpa

A segunda fase da psicologia do luto consiste em lidar com os sentimentos de raiva e culpa. Ao longo dos dias, é normal acreditar na realidade. Com isso, traz consigo o sentimento de raiva e muitos se questionam o que houve para terem chegado a esse destino. Além disso, esse processo também conta com os sentimentos de culpa e injustiça, como se fosse possível fazer algo para mudar que evitasse a morte do ente querido.

Fase 3 – Negociação

A negociação é a fase em que a pessoa enlutada busca mudança e seguir com a vida. Nesse sentido, é comum negociar pequenas promessas e mudar hábitos para retomar as responsabilidades. Veja algumas práticas comuns: ser mais gentil consigo mesmo e com outras pessoas, dar valor às pequenas coisas, passar mais tempo com familiares, etc.

Fase 4 – Depressão

A quarta fase da psicologia do luto é a depressão. Depois de se isolar da realidade, passar raiva, culpa e tentar negociar essa dor, é comum surgir o quadro depressivo nos meses após o luto. Sendo assim, quando acontecem esses casos de melancolia e ausência de retomada para a realidade é indicado acompanhamento com terapeutas.

Fase 5 – Aceitação

Por fim, nos resta aceitar que a vida continua! Nessa última etapa é a fase em que conseguimos ressignificar a morte. Ou seja, devemos retomar nossos planos, sonhos, projetos sem o sentimento de remorso. É preciso deixar a dor de lado para dar espaço às lembranças boas com aquela pessoa que se foi.

Quais são os sintomas do luto?

  1. Melancolia;
  2. desânimo para retomar a rotina;
  3. sentimento de raiva;
  4. insônia;
  5. crises de ansiedade e estresse;
  6. aperto no peito.

Como superar a partida do ente querido?

Busque enxergar a vida por novos horizontes, iniciar outros projetos, conhecer outros lugares… São exemplos de hábitos que envolvem a recuperação na psicologia do luto. Sendo assim, tente alcançar a inteligência emocional por meio do acompanhamento com psicólogo e psiquiatra.

Conheça a Santa Casa Card!

A Santa Casa Card é uma assistência funerária do RJ com mais de 40 anos de tradição. Oferecemos serviços de plano funerário, cremação e traslado. Conte conosco para ajudar você nessa situação delicada. Entre em contato!

Aproveite a visita e confira mais assuntos no blog da Santa Casa Card!