A Santa Casa Card explica o que é exumação e quando é necessária!
Já ouviu falar, mas ainda não sabe o que é exumação? Esse é um procedimento que ocorre em alguns casos, onde o corpo do falecido precisa ser retirado debaixo da terra. Essa ação pode ser feita por diferentes necessidades e, apesar do que parece, não é rara.
Neste artigo, a Santa Casa Card aborda melhor esse assunto. A seguir, explicamos o que é a exumação, quando é necessária e como ocorre. Confira!
O que é exumação?
Resumidamente, a exumação consiste na retirada dos despojos ou restos mortais do falecido do local de sepultamento. O objetivo deste feito pode ser diferente, dependendo do caso. Muitas vezes o corpo é cremado para poder ser transferido para uma urna menor.
Quando é necessário realizá-la?
Entre as principais situações em que a exumação pode acontecer ou ser necessária, podemos citar:
1) Quando for necessário migrá-lo
Um dos principais motivos que levam uma pessoa a buscar a exumação de corpo de um parente é a necessidade de migrá-lo. Isto é, para outro túmulo. Geralmente ocorre quando o corpo é enterrado em um jazigo temporário, onde deve permanecer sepultado em um tempo entre 3 a 5 anos. Nesse caso, o corpo deve receber outro destino depois de retirado. Pode ser enterrado em outro jazigo, cemitério ou ser cremado. Um dos objetivos do uso desse jazigo é reduzir a superlotação de cemitérios.
2) Dar espaço a outro corpo
Também é comum ocorrer a exumação em jazigos familiares. Isso porque aqueles que são menores, com menos gavetas, não guardam muitos corpos. Assim, quando retirado um, pode dar lugar a outro cadáver mais recente. Nesses casos, geralmente os restos mortais são retirados do lugar e colocados no ossário. Em outros casos, ainda podem ser cremados, colocando-se as cinzas em um cinerário.
3) Investigação criminal
Outro caso em que a exumação pode ocorrer é quando há necessidade de reabrir uma investigação criminal, geralmente em suspeita de morte violenta. O corpo é então retirado e reexaminado pelo legista a fim de confirmar a causa da morte.
4) Confirmação de paternidade
Por fim, mas não menos comum, a necessidade de confirmar a paternidade com alguém após a morte também gera a retirada do corpo. Nesse caso, o cadáver é removido do túmulo e, nesse momento, há a coleta de material genético por um médico especializado. Depois, o corpo pode voltar ao túmulo.
Como é feita?
Agora, você já sabe melhor o que é exumação e quando esse procedimento é necessário. Mas, como ocorre o processo? Em geral, o passo a passo é:
- apresentação da documentação necessária, como certidão de óbito do falecido, RG e CPF para comprovar parentesco, entre outros;
- verificar o estado do caixão e remover a tampa;
- registro fotográfico do túmulo e cadáver;
- retirada de bens ou objetos que possam ter sido enterrados juntos ao corpo;
- destinar os restos do falecido de acordo com a motivo da exumação.
Após a exumação, a urna funerária pode ser devolvida ao túmulo ou colocada em ossuários individuais ou comunitários.
Santa Casa Card: funerária do RJ!
Este artigo te ajudou a entender o que é exumação? A Santa Casa Card pode lhe ser ainda mais útil! Somos um grupo de empresas que oferece o serviço de assistência funerária e opções de planos funerários familiar e individual. Atuamos no RJ e contamos com uma equipe de atendimento qualificada e atenciosa.
Se precisar de algum de nossos serviços, entre em contato conosco e solicite um atendimento!