escolha entre cremar Ou Enterrar O Pet
Publicado em 26 de janeiro de 2022

Veja os benefícios e saiba se deve cremar ou enterrar o pet falecido!

Perder o melhor amigo e lidar com o luto não é algo fácil. Ele exige diversos esforços, bem como a tomada de diferentes escolhas. Entre elas, podemos citar a necessidade de optar por cremar ou enterrar o pet. Precisa tomar essa decisão agora? Abaixo, explicamos os benefícios de cada uma das opções. Acompanhe!

Devo cremar ou enterrar o pet?

A despedida de um bichinho de estimação deve ser algo especial. Por isso, precisa ser bem pensada. Você deve escolher um destino que julgue demonstrar respeito e atender suas necessidades. Por exemplo, se desejar visitá-lo, pode ser válido optar pelo sepultamento. No caso de querer deixá-lo perto de outro ente querido, pode ser melhor cremá-lo e espalhar as cinzas nesse espaço. 

Abaixo, nós apresentamos melhor as duas opções. Entenda se você deve escolher cremar ou enterrar o pet!

Enterro

O enterro consiste no sepultamento do corpo abaixo da terra. Segundo o artigo 54 da Lei nº 9.605, enterrar o animal de estimação em local inapropriado é crime ambiental. Dessa forma, fica proibido sepultá-lo em locais onde não houver autorização. Locais residenciais podem ter enterros do tipo, mas com cautela e feito por quem entende do assunto, por exemplo. 

Isso ocorre porque pode causar poluição do solo e lençóis freáticos. As chances aumentam se a causa da morte do bichinho for envenenamento acidental, por exemplo. Por isso, se optar pelo enterro, saiba que é preciso achar um cemitério que permita tal feito. Algumas vezes pode ser destinado a esse fim. 

Os benefícios dessa escolha são:

  • possibilidade de fazer um túmulo e homenagear o pet;
  • capacidade de visitar o pet;
  • respeitar a religião, dependendo do que o dono acreditar.

Cremação

Por sua vez, a cremação é a incineração do corpo, que se torna cinzas. Depois de morto, o corpo do animalzinho é colocado no incinerador e reduzido a pó. O processo pode ocorrer individualmente ou coletivamente com diferentes bichinhos falecidos recentemente. Esses restos mortais são geralmente armazenados em uma urna cinerária especial ou despejadas em um lugar especial pela família. 

Essa é sua escolha? Então, pense em um lugar legal para dar o adeus ao seu amigo. Se ele gostava de nadar, por exemplo, o mar pode ser uma escolha. Caso ele tenha ficado próximo de um ente que faleceu anteriormente, deixe as cinzas perto de onde essa pessoa foi enterrada.

Entre os benefícios da opção pela cremação estão:

  • menor chance de contaminação do solo;
  • baixo custo;
  • contribuição para reduzir a  superlotação de cemitérios;
  • possibilidade de dispensar as cinzas em um lugar importante.

Santa Casa Card: assistência funeral para pet!

Leu o artigo, mas ainda tem dúvidas sobre cremar ou enterrar o pet? A Santa Casa Card pode lhe oferecer ainda mais auxílio. Somos uma assistência funerária. Ofertamos sepultamento e cremação para animais, além de plano funeral para pet. Auxiliamos em tudo o que for preciso, como ajuda com a burocracia e traslado de corpo. 

Se perdeu um pet recentemente e precisa dos nossos serviços, entre em contato!