Autocuidado no luto: entenda a importância de cuidar de você!
Enfrentar a perda de um ente querido ou de um animal de estimação é um momento doloroso e desafiador. O luto gera um misto de emoções intensas, que muitas vezes não conseguimos compreender com clareza. Portanto, durante esse processo de cura, é necessário separar um tempo para cuidar de si. Desta forma, o autocuidado no luto pode ser uma ferramenta poderosa de reconexão e preservação da saúde mental.
Pensando nos benefícios do autocuidado no luto, a Santa Casa Card separou práticas de bem-estar, que podem te auxiliar nesse caminho. Leia a seguir!
5 práticas de autocuidado no luto que podem te ajudar!
Yoga: equilíbrio entre corpo e mente
Para iniciar o autocuidado no luto, a prática de yoga pode ser uma companheira poderosa no processo de cura. Com exercícios que combinam respiração, alongamento e relaxamento, o yoga ajuda a aliviar a tensão e a ansiedade acumuladas. Ademais, o yoga estimula a produção de endorfinas, hormônios que trazem sensação de bem-estar e tranquilidade.
Meditação: momentos de conexão pessoal
Da mesma forma que o Yoga, a meditação pode ser uma ferramenta valiosa para quem está passando pelo luto. Por esse motivo, separar alguns minutos do dia para meditar permite que você observe seus pensamentos e sentimentos. Outrossim, a prática diária de meditação pode auxiliar na aceitação do momento e no desenvolvimento de um estado mental mais equilibrado, dando suporte emocional para lidar com a dor da perda de um ente querido.
Terapia: a importância de buscar ajuda profissional
A terapia é um recurso fundamental durante o luto. Esse acompanhamento oferece um espaço seguro para expressar e entender as emoções. Deste modo, além dos cuidados que podem ser feitos de maneira independente, procurar ajuda profissional em momentos de dor é um passo fundamental para cuidar da saúde mental, mantendo o autocuidado no luto. Assim, o acompanhamento de um psicólogo ou terapeuta especializado em luto pode fornecer suporte e orientação adequados para lidar com as diferentes fases desse processo.
Rotina: dando sentido e estrutura para o dia a dia
A perda pode trazer uma sensação de vazio e desorganização. Logo, a rotina pode ficar bagunçada, tornando o dia a dia mais difícil. Por esse motivo, criar uma rotina pode ajudar a trazer estrutura e propósito, mesmo nas atividades mais simples. Deste modo, é importante definir horários para acordar, fazer refeições, praticar exercícios físicos e dormir. Essas escolhas ajudam a manter corpo e mente em equilíbrio.
Hobbies: uma forma de ocupar a mente
Dedicar tempo para hobbies pode ser uma maneira de trazer leveza aos dias de luto. A vista disso, atividades que envolvem criatividade, como pintura, música, leitura ou jardinagem, permitem que você se expresse e alivie a tensão emocional. Por esse motivo, praticar novos hobbies ou resgatar hobbies antigos, pode proporcionar momentos de distração e prazer. Com isso, contribuindo para a ressignificação de sentimentos e fortalecendo a conexão com a própria identidade.
Conheça a Santa Casa Card!
O autocuidado no luto é uma etapa importante para superar a dor e reencontrar o equilíbrio. Yoga, meditação, terapia, rotina e hobbies são práticas que, quando incorporadas ao dia a dia, podem oferecer conforto e ajudar a lidar com a perda de maneira mais saudável. Logo, é importante lembrar que o autocuidado é um ato de amor-próprio e respeito pelo processo que você está vivendo.
Na Santa Casa Card, entendemos o valor do apoio em momentos difíceis. Conheça nosso plano funerário e conte com a nossa equipe para oferecer a assistência necessária a você e à sua família em cada fase do luto. Entre em contato!